terça-feira, 13 de julho de 2010

Para começar (de novo)...

Hipertensão arterial sistêmica(HAS) é quando a pressão arterial está alterada, mais precisamente, a pressão está acima do normal (<85mmHg pressão sistólica e <130mmhg pressão diastólica). Até aí tudo bem, afinal já é um conceito bem difundido. No entanto, a hipertensão é adquirida por vários fatores: Obesidade, sedentarismo, idade, ingestão excessiva de sal, condições sócio econômicas, local de moradia. Sim, local de moradia. Morar em grandes metrópoles, por exemplo, requer um estilo de vida diferente de regiões rurais e com isso a alimentação, prática de exercícios ou qualquer outra prática para a melhora da saúde é diferente dependendo de onde se está.



Partindo ao que vai mais interessar ao blog, a hipertensão é agravante de várias doenças e de alterações sistêmicas. Entre elas estão alterações no sistema cardiovascular, sistema nervoso autônomo, sitema renina-angiotensina, no mecanismo renal e também vai alterar a função endotelial. É provável que haja mais postagens sobre essas alterações com detalhes que abrangem mais nossa área de estudo, até porque descrever o que acontece em cada sistema de uma vez não atenderia a proposta de um blog
O que tenho mais em mente, para uma primeira postagem sobre o tema, é falar que hipertensão é um problema sério e os hipertensos muita das vezes não sabem lidar com o que tem. O professor Marcelo Hermes nos emprestou uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo do dia 4 de julho sobre hipertensos que em sua grande maioria não sabem relacionar a quantidade de sódio e sal de um alimento. Problema esse um pouco banal até, já que médicos e divulgadores mostram que o sódio(presente no sal) é um agravante na doença. Na conclusão da reportagem o cardiolista Daniel Magnoni fala: "Em vez de reduzirem o consumo, vão aumentando a quantidade de medicamentos". Ou seja, vários níveis da doença podem ser tratados apenas na base de uma alimentação balanceada.
Juro que os próximos textos vão estar mais relacionados com que nos interessa, focados na matéria. Mas diante de tantas reportagens tratando de um mesmo assunto, não da pra não dar uma comentada.

E ah!Para quem não sabe relacionar o sal com o sódio aí vai:
Teor de sódio(dado nas embalagens) x 2,5 / 1000


Mariana Cyncynates

Fontes:

www.manuaisdecardiologia.med.br/has/has.htm
O Estado de S. Paulo - 4 de julho de 2010

Nenhum comentário: