quarta-feira, 28 de julho de 2010

Norepinefrina


Há outro sistema no organismo ligado à hipertensão: O sistema nervoso simpático. Nesse sistema atua, por exemplo, a norepinefrina (NOR) plasmática, a qual mantém a pressão sanguínea em níveis normais.
“A norepinefrina é uma monoamina, da família dos catecolaminas (formados de fenilalanina e tirosina), atuam como neurotransmissores que têm em sua metabolização produtos biologicamente inativos por oxidação ( catabolizada pela monoamina oxidase-MAO) e metabolizada (catabolizada pela cotecol-O-metiltransferase-COMT). MAO loxaliza-se na superfície externa das mitocôndrias e encontra-se em altas concentrações nas terminações dos nervos que secretam norepinefrina. COMT também encontra-se distribuída em grandes quantidades nas terminações dos nervos, no fígado e nos rins”
A norepinefrina tem atividade no pós-ganglionar simpático (nervo que recebe o impulso). Nos hipertensos essa atividade é aumentada, o que influencia nas taxas metabólicas ou seja, o controle da parte endócrina, a liberação de norepinefrina cresce, crescendo assim o aumento do nível de insulina no sangue, aumento da glicogenólise e a mobilização de ácidos graxos. Esse aumento também atinge o coração e os rins, que são órgãos fundamentais para o controle da pressão arterial.

Ana Beatriz Leite

Fontes:
http://virtualpsy.locaweb.com.br/dicionario_janela.php?cod=18

Nenhum comentário: