domingo, 8 de agosto de 2010
Revendo conceitos
O professor Marcelo Hermes nos mandou um vídeo sobre o que acontece basicamente com o organismo saudável e quando o mesmo está hipertenso. A doutora explica, no vídeo, que todos nós precisamos de uma certa pressão nos vasos sanguíneos para a distribuição de oxigênio e nutrientes para o corpo. E para que isso ocorra eficientemente, artérias e veias devem possuir uma certa elasticidade e um tônus muscular de sua camada muscular. Porém, em hipertensos esse mecanismo pode estar debilitado e como conseqüência placas de ateroma se depositam nos vasos. Logo, o coração precisa bater mais forte e quanto mais prolongado for, mais se agrava a doença. Outro ponto que ela coloca é que, o organismo não mantém sua pressão constante, e quem toma conta disso é o sistema nervoso em conjunto com os rins. Quando o volume e a composição do sangue muda, há uma compensação que é regulada pelo sistema e órgão já citados e a pressão do sangue é mantida para as condições de vida. Ou seja, quando se tem hipertensão, essa regulação está falha.
Por fim, ela fala também que quem foi diagnosticado com hipertensão primária faz parte de 85% a 90% dos casos. E o motivo não é exatamente conhecido. Sabe-se que idade, gênero, estilo de vida, genética contribui para a obtenção da doença. O que se pode fazer é exercícios e ter uma alimentação saudável, como a maioria das soluções para tudo nessa vida.
Talvez nós do blog, com a preocupação de apresentar algo mais específico relacionado a bioquímica, esquecemos de passar o básico. Espero que fique claro agora.
Mariana Cyncynates
Sim, isso é um post duplo. Já tinha feito o meu texto falando sobre os tipos de hipertensão antes do recebimento do vídeo e resolvi relacioná-lo de vez.
Bom, a hipertensão primária, como a doutora disse, não se conhece o verdadeiro motivo para aparecer. Mas existem fatores de agravamento como os citados lá em cima.
Já a hipertensão secundária pode ocorrer por Feocromocitoma, um tumor da medula supra renal , que é a parte central da glândula supra renal .O Feocromocitoma secreta grandes quantidades de epinefrina e de noropinefrina. Esses hormônios são levados pelo sangue circulante a todos os vasos, onde promovem vasoconstrição intensa. O feocromocitoma só secreta seus hormônios quando estimulado pelo sistema simpático.
Essa hipertensão secundária também pode aparecer por fatores endócrinos. A doença de Cushing que nada mais é uma disfunção na liberação de cortisol, que fica alta no sangue, pode ter como conseqüência a hipertensão.
Ademir Nascimento
Fontes:
http://acrescersaude.blogspot.com/2008/04/hipertenso-arterial-sistmica.html
http://www.bicodocorvo.com.br/saude/doencas/sindrome-de-cushing
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário